sábado, 29 de janeiro de 2011

Sobre a beleza da bondade.

Ando pensando no tanto de gente de coração bom que a vida colocou no meu caminho, que me apresentou nas mais diversas circunstâncias. Acho que é normal quando se esta prestes a fazer aniversário ter esse tipo de pensamento passando pela cabeça, é um filme de cenas boas e protagonizado por vários atores, que ao invés do teste do sofá, fizeram o teste do coração.
Esses atores, são aquelas pessoas que como eu, ainda pensam que é possível sim acreditar que as coisas ainda valem a pena, que a verdade é sempre o melhor caminho e que educam (ou pretendem educar) seus filhos com frases assim: ”Devolva o lápis do coleguinha, isso não é seu”.
De certa maneira me sinto privilegiada, afinal tantos atores assim cruzaram a minha vida nessas quase 3 décadas de vida , mas infelizmente vejo que eles são exceções, a famosa e perseguitória “Lei de Gerson” ainda é regra. Mas realmente o que mais me  entristece é que esse tipo de pensamento e atitude, faz com que as exceções cheguem a ser motivo de chacotas e piadas. Adoro ser brasileira, mas essa mentalidade me deixa realmente p da vida!
Nessa época que a mídia ta toda em cima das tragédias e ressalta a solidariedade do povo brasileiro, fico aqui matutando, quem realmente faz o bem precisa demonstrar isso, o negocio é fazer o bem ou lavar o ego? Realmente o maior problema de quem é voluntario de verdade, de coração mesmo, é segurar o ego. Afinal, a bondade não deve ser sempre silenciosa e discreta?
Lendo um pouco sobre isso, achei algo que se encaixa perfeitamente no que estava pensando quando esse assunto veio a minha cabeça hoje pela manhã:
Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo! Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo! Se você é bondoso e franco poderão engana-ló. Seja bondoso e franco assim mesmo!....Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo! O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo! Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo! Veja você que, no final, o acerto de contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros” Madre Teresa de Caucutá- Prêmio Nobel da Paz 1979.
Agora ouvindo Elis e a frase “ ...viver é uma coisa boa...” faz cada vez mais sentido!
                          Foto: Ana Oliveira ( amiga, fotógrafa e uma das atrizes do meu texto)

Nenhum comentário: