terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ai, ai, ai ... ta doendo!


Desde criança, sempre que passava perto das "casinhas" que ficam no quarterão da Unifesp - EPM ( Universidade Federal de SP - Escola Paulista de Medicina) , lia todas as plaquinhas e me perguntava "Nossa tem clinica de especialidade pra tudo?", um dia li uma que falava assim "Clinica de Dor" e pensei " Essa deve ser boa, toda doença causa uma dor ", e  essa semana comprovei um pouco do porque da existência dessa especialidade.


Dentistas devem se formar com essa especialização, me falem o que é uma dor de dente? A dor começa discreta e em pouco tempo toma conta da sua boca, maxilar  ouvido e sobe para o cérebro , martelando e espremendo o pouco de massa que ainda resta. Minhas crises de enxaqueca ja me davam vontade de me jogar na frente dos carros, minha última dor dente foi um pouco pior.

Dor de dente, enxaqueca.. dor ... um assunto que me chamou atenção.

Quantos tipos de dores existem? O que elas causam? Quais são os remédios indicados? Pensei em alguns:

Dor da alma
Quem ja não teve a alma machucada, se decepcionando com alguém  vendo o que não deveria ver, ouvindo o que não deveria escutar. Decepção é um tipo de dor, daquelas que também enlouquecem, porém que passam quando descobrimos o remédio, que na grande maioria das vezes esta dentro da gente, na nossa maneira de agir, pensar e encarar os fatos.



Dor de cotovelo
Ou como apelidei "dor Maria Madalena".. sim sim , quem nunca a sentiu que atire a primeira pedra! Aquela vontade de ter o que a outra criança tinha quando eramos criança, aquele carinha lindo do colégio que incrivelmente sempre beija aquela menina linda e que é claro vc acha nojenta  patricinha e anti social. Essa dor eu posso afirmar que certamente é a que machuca menos e passa logo, sem remédio forte, uma injeção de realidade já basta. O único problema da dor de cotovelo é que em muitas pessoas ela não passa nunca, se transforma em dor crônica e ai sim existe a necessidade de isolar esse doente em um lugar bem longe.

Dor da perda
Essa felizmente nem todo mundo sentiu, mas certamente é a mais forte de todas. Ela machuca por muito tempo, aparece normalmente sem razão aparente e quando não estamos esperando (ou até estamos, só não acreditamos). Seus efeitos colaterais duram um bom tempo, curam sem remédio e o analgésico é o tempo, ele passa e deixa uma cicatriz que naturalmente é coberta por uma tatuagem escrita "saudade".


Dor Mental 
Poucas pessoas devem acreditar, mas leio e escuto coisas que realmente machucam. Castigar o português em exagero fere tudo que me repetiramnesses anos de escola "Você tem que estudar" "Ler faz bem". Nunca fui nerd e muito menos acho que escreva bem, como as virgular, esqueço os pontos etc  mas o que são os "menas" "escesão" "possa estar entregando, analisando, vistoriando" , eles machucam.  É triste pensar que o remédio pra essa dor é daqueles que devem ser tomados em pequenas doses, diariamente e de uso continuo, coisa que o Brasil não andam fazendo, abandonando a educação básica as traças.

Dor física 


Ah, pra essa remédio, sorriso e um pouco de pensamento positivo  dá um jeitinho e vamo em frente!

Nenhum comentário: