domingo, 26 de agosto de 2012

A memória do cheiro


Se tem um dos sentidos do corpo que realmente faz diferença em uma primeira impressão é o olfato, me espanta a capacidade dele provocar reações físicas e psíquicas em nosso corpo, modificando atitudes, pensamentos e até mesmo provocando desejos.

Aromas, perfumes e fragancias misturados à feromônios e aos demais sentidos, realmente podem fazer com que o ser humano por mais tranquilo, tímido e recatado, se comporte como o verdadeiro "homem das cavernas" e ataque sua presa, devorando-a em qualquer um dos sentidos.

Cheiro, ao meu ver é o que finaliza tudo, é o divisor de águas entre o "ok, essa pessoa me encantou de vez" ou o " humm, acho que não era bem isso", ele sela com maestria qualquer encontro bem sucedido.
Estava pesquisando um pouco sobre o assunto  (é, se pesquisadores já pararam para pensar nesse assunto, ao menos neste aspecto, não sou uma exceção), o poder o olfato está diretamente relacionado ao paladar e desejo pelo que estamos prestes a comer ou fazer com o "objeto" cheiroso, ou seja se o cheiro é bom a água na boca para que aconteça o toque dos lábios aumenta vertiginosamente. 


O mais engraçado sobre tudo isso que escrevi, e que agora parei para pensar, diz respeito a cheiros que podem não ser muito agradáveis a todos, mas que hoje remetem especificamente a momentos bons, pode parecer ainda mais paradoxal, mas quem nunca sentiu saudades ou lembrou de alguem pelo cheiro de um lugar onde estavam juntos, seja de um carburador furado de um caminhão, que fez questão de jogar fumaça em vocês, ou até mesmo o cheiro do cigarro do carro da pessoa ( realmente nunca imaginei que o cheiro de um perfume misturado com o cheiro do cigarro pudesse me inspirar a escrever algo, surpresas da vida como ela deve ser)

Claro que esse meu pensamento e pesquisas sobre o assunto não me faz crer que somente o cheiro basta, isso seria feitiço demais, ainda acho que o conteúdo do frasco contribui muito para que aquela arte do "encantamento" , a qual já me referi em um post antigo, aconteça na sua totalidade, mas foi o cheiro que hoje me trouxe lembranças inspiradoras.

Nenhum comentário: