sábado, 25 de junho de 2011

Honra e Palavra

Alguém alguma vez escreveu ou disse que ser amigo de outra pessoa seria sempre mil maravilhas? Que todos os momentos que passaria ao lado deles seriam curtição e lazer? Que ao contrário do que muitos acreditam, amizade é estar perto sempre, seja qual for o momento ou a necessidade que aquela pessoa  tenha de você?

Às vezes pode soar grosseria, mas realmente o meu pavio é bem curto com pessoas descompromissadas. Todo mundo conhece ou conheceu aquele "amigo(a)" que na euforia do momento se propõe a ajudar, estar sempre ao seu lado, dar aquela mãozinha e tal , mas que na hora do “vamo vê”, some , desaparece, mata a mãe, cachorro, periquito e simplesmente não dá sinal de vida.

Com o passar do tempo aprendi a reconhecer esse tipo de gente, a não confiar e contar mais com elas, a descobrir quem fala por falar e quem fala porque realmente quer te ajudar. Muitas vezes me perguntei: Porque será que quando se chama fulano pra uma festinha, com tudo pago e bebida e comida do bom e do melhor, ele sempre aparece e já quando a proposta é algum trabalho braçal ou intelectual , isso não acontece?

Ao meu ver, honrar a palavra deveria ser obrigação! Sabe aquela mesma que temos todos os dias com o nosso cartão de ponto, Igualzinho. Ser homem (aqui me refiro a ser humano, inteligente, racional e dotado de caráter) é mais do que demonstrar ser simpático e solidário na frente dos outros, ser homem é fazer isso porque simplesmente se gosta e se torce pela causa.

Existem pessoas que tem honra e caráter e outras que possuem somente obrigações e aparências, dessas eu realmente quero distância.