quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Empatia pra mover a engrenagem.

Muito se fala atualmente do ser pró ativo, ser solidário, pensar em grupo, amor ao próximo etc etc etc, mas andei pensando e acho que o mundo seria melhor se fossemos movidos por por uma palavra: EMPATIA.

Empatia traduz o ato de nos colocarmos no lugar dos outros, de abrirmos o nosso mundinho egoísta e egocêntrico e, antes de pensar, agir e falar, nos colocarmos no lugar de quem esta lá, do outro lado, como receptor dos nossos desejos, anseios, palavras e vibrações.

Muitos falam que o mundo precisa de amor, concordo " All You Need Is Love" poderia ser um hino entoado aos 4 ventos, berrado nas praças, ruas , cantarolado no banho e no egoísta trajeto ao caminho do trabalho no fone de ouvido, mas o que seria esse amor se não o amor ao próximo, a vontade de que todos sejam felizes e vivam com mais tranquilidade e serenidade.

Não, eu não enxergo o mundo cor de rosa, claro que não! Mas não deixo de pensar que ele poderia ser sempre um pouco mais azul, claros nos dias de sol e pq não, acinzentados nos dias de chuva, mas sempre azul. O mundo pode ser azul num dia triste, lembro até hoje de um professor de literatura explicando como a gente coloca sentimentos na natureza, que está lá, sempre do mesmo jeito, mas que nós, enxergamos com os olhos do que estamos sentindo, ou seja, voltando ao raciocínio inicial, o céu estará sempre azul. 

Ser grato, humilde, generoso, paciente, amoroso, sincero, cavalheiro etc , são decorrência de atitudes empáticas,  mas acho necessário deixar claro que não penso que ser empático seja uma qualidade, não!!! Para mim é OBRIGAÇÃO. 

Infelizmente não são muitas culturas familiares que pensam assim, mas, se um dia eu deixar um legado genético meu para a posteridade com um filho, essa vai ser a primeira lição, se coloque no lugar do outro, pq assim a engrenagem da sua vida vai rodar sempre lubrificada.


Empatia: Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. 

Um comentário:

Regina ROjo disse...

Ai Fiota, até chorei... Você realmente escreveu com todas as letras o que penso! Vou te contar uma coisa particular... Um dia perguntei ao Papis o que ele achava de você? Sabe o que ele me respondeu?


Ela é "tonta" como você! - Você não imagina como amei essa resposta... Te amo muito!